DestaqueNotícias

VARÍOLA DOS MACACOS PREOCUPA O MUNDO E ESTADOS PRÓXIMOS AO PARANÁ REGISTRAM CASOS SUSPEITOS DA DOENÇA

Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão investigando casos suspeitos de pacientes que podem estar infectados com a varíola dos macacos.

DOENÇA VIRAL

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30/05) que recebeu a notificação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um caso suspeito está no Ceará e o outro, em Santa Catarina

A pasta afirmou ainda que está em contato com os estados para apoiar o monitoramento e as ações de vigilância. Uma terceira pessoa está sendo monitorada no Rio Grande do Sul, mas ainda não foi classificada como suspeita. 

SURTO

A doença que causou um surto na África vem se espalhando pelo mundo e como destacado, já tem casos confirmados na América do Sul.

Em outros países, a doença já foi identificada nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça.

O QUE É A DOENÇA?

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.

Os sintomas iniciais comuns são febre, dores musculares, cansaço e linfonodos inchados, entre outros. Uma característica comum da doença é o aparecimento de erupções na pele (lesões) que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo, principalmente as mãos e os pés, é muito dolorido e irritante.

Eles aparecem entre 6 e 13 dias, mas podem levar até três semanas após a exposição. Geralmente, a doença é leve, e os sintomas desaparecem sozinhos dentro de duas a três semanas. 

MONITORAMENTO

Para monitorar o cenário da varíola de macacos no Brasil, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação

Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa chamada Câmara Pox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos.   

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo