DestaqueNotíciasSaúde

UNIVERSIDADE DOA ÁLCOOL 70 E MÁSCARAS VISEIRA PARA HOSPITAL SANTA CLARA DE COLORADO

A doação chegou no hospital na manhã deste sábado; o Epi fabricado em impressora 3D é inédito para uso na unidade de saúde.

O hospital Santa Clara de Colorado recebeu mais uma doação de grande importância na manhã deste sábado. O gesto de solidariedade desta vez partiu de uma instituição de ensino universitário com campus instalado na cidade de Jandaia do Sul, região do Vale do Ivaí.

O presidente do hospital Santa Clara, senhor Luiz Giglioti acompanhado do diretor administrativo José Padilha receberam o vice-diretor da Universidade Federal do Paraná José Eduardo Padilha de Souza, que trouxe para Colorado 50 litros de álcool 70% glicerinado para uso de higienização das mãos e limpeza, além de 10 máscaras viseiras de proteção frontal (face tilt) para maior segurança dos profissionais de saúde. No caso das máscaras, a universidade já tinha encaminhado 10 unidades, com a doação feita na manhã deste sábado, somam-se 20 unidades deste equipamento para uso do corpo clinico do hospital.

José Eduardo relata que a produção de álcool 70 é fabricado pela própria instituição de ensino e só é possível produzir o produto, graças a doações da população e entidades para encaminhamento unidades de saúde e cuidados com as pessoas.

No caso das máscaras face tilt, a confecção também é feita pela universidade, através de impressoras 3D. E tem sido difícil encontrar este implemento no mercado. 

“Esta iniciativa de ajudar o hospital Santa Clara se deu pelo fato de eu ser natural daqui de Colorado, tenho um carinho muito especial pela cidade, e também porque é um hospital de referência agora que tem nova UTI e está atendendo a toda região, então a gente entendeu e teve a sensibilidade de poder ajudar agora principalmente porque está absorvendo mais casos de saúde daqui da região” – disse em entrevista ao Programa J. Silva o vice diretor da universidade José Eduardo.

Luiz Giglioti que responde pela presidência do hospital Santa Clara destaca a importância desta doação, nossa reportagem percebe que estes são itens de suma importância para segurança de pacientes e profissionais de saúde que simplesmente desapareceram do mercado. As poucas unidades encontradas pelo comércio estão com seus preços superfaturados. 

“Isso é muito importante, você vê que as universidades estão preocupadas com tudo isso que está acontecendo, e eles tem conhecimento do que o hospital vive, ultimamente nós somos os primeiros a sermos afetados em termos financeiros, o que faz girar o hospital são as cirurgias eletivas e nós não estamos mais realizando este tipo de procedimento por conta do coronavírus, e esta universidade federal lá de Jandaia teve um ato muito bonito, eles tinham o equipamento para fazer o bio-diesel por exemplo, nunca foi usado, e através deste equipamento fizeram o álcool 70 e está nos doando. É uma atitude louvável (…)” – destacou Luiz Giglioti.

A universidade solicita doações para a confecção de implementos de segurança ao Covid-19.  Os interessados podem entrar em contato através do e-mail jose.padilha@ufpr.br ou pelo telefone 44 99800 6942. José relata que outras ajudas por parte da universidade serão encaminhadas ao hospital Santa Clara nos próximos dias.

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar