É MUITO IMPOSTO
Eram por volta de 01:37 Horas da madrugada desta terça-feira, quando um impostrômeto mantido pela Associação Comercial de São Paulo, registrou a marca de R$ 1.000.000.000.000,00 Trilhão de reais em impostos pagos pelo brasileiro.
São tantos zeros que nossa reportagem teve que conferir por várias vezes antes de escrever esta matéria. No ano passado, esta marca só foi atingida em 19 de Maio.
O QUE CORRESPONDE ESTE VALOR?
O valor corresponde ao total pago em forma de impostos, taxas, multas e contribuições para a União, estados e municípios.
Em nota, a ACSP diz que a maior arrecadação observada neste ano tem como base a inflação elevada – atualmente, está acima de 10%.
“Quanto maior o preço, maior o imposto embutido. Alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica”, afirmou Marcel Solimeo, economista da ACSP.
IMPOSTÔMETRO
Criado no ano de 2005, o Impostômetro busca estimar o valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios.
O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br).
Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.