Colorado e RegiãoNotícias

MORADORES DE JARDIM OLINDA RELATAM APARIÇÕES DE ONÇAS NAS PROXIMIDADES; PREFEITURA EMITE ALERTA

Animais podem estar em busca de alimentos.

ALERTA

A administração pública de Jardim Olinda emitiu um alerta para a população, após receber vários relatos de moradores que se depararam com onças nas proximidades do município.

A Prefeita Lucimar postou nas redes sociais algumas orientações para a população que, mais tarde, foi compartilhada pelo prefeito Juninho Noleto, do município vizinho, Itaguajé.  

BUSCAM ALIMENTOS

Felinos de médio e grande porte evitam áreas de sítio e cultivos, mas, devido à redução de habitat em razão do desmatamento, queimadas, avanço agrícola e urbano, e também à redução de alimentos, à caça e ao tráfico desses animais, eles se veem forçados a buscar alimentos nas áreas de rebanho.

Animais de rebanho mais fracos, velhos e doentes devem ser mantidos afastados e protegidos, por serem presas fáceis.

CUIDADOS

Caso sejam encontradas nas proximidades do município, fezes e pegadas, a orientação é para que sejam enviadas fotos com objetos de referência ao lado, para verificar o tamanho dos vestígios.

Caso seja confirmada a presença de onça, é importante que as pessoas evitem andar sozinhas, principalmente no período da noite, e evitem deixar crianças desacompanhadas.

ACENDA AS LUZES

Luzes acesas do lado fora das residências ajudam a afugentá-las. Se encontrar uma onça, é importante manter a calma e se afastar lentamente, sem dar as costas e nem se abaixar.

Caso ela comece a se aproximar, é possível levantar os braços e fazer barulhos bem altos, para parecer maior e tentar assustá-lo. Se estiver dentro de um veículo, feche as janelas e espere o animal ir embora sozinho.

IMAGENS SÃO IMPORTANTES

É importante ressaltar que são raros os casos de ataques de onças. O registro com vídeos e fotos devem ser repassados ao IAT, junto com a localização do avistamento.

Também é possível entrar em contato com o Batalhão da Polícia AmbientalForça Verde pelo telefone 181.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo