DestaqueNotícias

LICENCIAMENTO DE VEÍCULO E MULTAS PODERÃO SER PAGOS POR PIX A PARTIR DE SEGUNDA (13) NO PARANÁ

A medida ajuda a evitar fraudes contra os contrubuintes.

VIA PIX

O pagamento do licenciamento de veículos e multas vinculadas a esse serviço poderão ser pagos por meio de PIX no Paraná, a partir desta segunda-feira (13).

Os códigos estão disponíveis no portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em “extrato de veículos“.

OPERAÇÃO PODE SER FEITA PELO CELULAR

De acordo com o governo, passado o período de testes, será implementada essa modalidade de pagamento para as demais guias do Detran geradas no portal e no atendimento presencial, nas áreas de veículos, habilitação e infrações.

Dessa forma, o correntista de qualquer banco poderá pagar por meio de QRCode ou código numérico. Por esse sistema, a operação pode ser feita pelo celular.

EVITA FRAUDES

A adequação do pagamento por PIX foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o Banco do Brasil.

O governo informou que esse tipo de transação também é mais segura contra fraudes e boletos falsos, por exigir que o cidadão utilize os dados para criar a chave PIX.

COMO PAGAR?

Ao acessar o portal do Detran, o condutor deverá procurar por extrato de veículos e preencher o formulário com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo.

No resumo da consulta, aparecerá se o cidadão tem débito de licenciamento ou multas impostas ou obrigatórias e a opção de emitir a guia do total de débitos.

Basta selecionar o débito para pagar e escolher se quer gerar o QRCode do PIX ou emitir a guia – que também aparecerá com o QRCode do PIX ao lado do código de barras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo