NotíciasPrograma J.Silva

JUIZ GUSTAVO E PROMOTOR FÁBIO NO PROGRAMA J. SILVA

Justiça Eleitoral na comarca de Colorado, trás esclarecimentos sobre o Título de Eleitor.

APRESENTAÇÃO

Participaram na manhã desta quarta-feira (27) no Programa J. Silva, o Juiz Titular da Vara Cível, Dr. Gustavo Adolpho Perioto, e o Promotor de Justiça da 1ª. Promotoria de Justiça de Colorado, Dr. Fabio Antonio Camargo Neves.

Dr. Gustavo está há cerca de dois anos atuando na justiça em Colorado. É juiz desde 2006, com passagem em Cruzeiro do Oeste, Coronel Vivida e Paraiso do Norte onde permaneceu por 11 anos. Em Colorado, atua na Vara Cível, Fazenda Pública, Acidente de trabalho e Juizado Especial Cível.

Já Dr. Fábio está há dois anos e meio na cidade. Há 7 anos atua na área, tendo passado por Jacarezinho, Bandeirantes e Ubiratã

ASSUNTO; TÍTULO DE ELEITOR

Ambos foram designados para atuar nas eleições deste ano na comarca de Colorado, segundo Dr. Gustavo.

Durante a conversa com o radialista J. Silva pela Interativa FM 103,1, os convidados conscientizaram, falaram de prazo, e tiraram dúvidas de muitos ouvintes quanto ao regularização e emissão de título de eleitor, além da importância de manter o documento em dia.

Segundo o Juiz, as eleições são costumeiramente designadas para primeiro turno no primeiro domingo do mês de Outubro (dia 02) e eventual segundo turno, realizado no dia 30 do mesmo mês.

Em ambos os turnos, a votação ocorre das 8h da manhã até às 17h. Imediatamente a partir das 17hrs, já começam a ser apurados e divulgados os resultados para todos os cargos eletivos votados naquele dia.

Os eleitos tomarão posse no dia 01 de Janeiro de 2023. Pessoas à partir de 16 até 18 anos e acima de 70 anos, o voto é facutativo. O promotor Fábio destaca que acima de 18 anos até os 70 , tem a obrigatoriedade de votar. 

PRAZO PARA REGULARIZAR SITUAÇÃO ELEITORAL

O prazo para regularização, transferência e emissão de título de eleitor vence em 04 de Maio, segundo destaca Dr. Gustavo. Este prazo com bastante antecedência às eleições, é necessário para que se tenha tempo de formar um banco de dados dos eletores, e este seja distribuido para cada sessão eleitoral.

A recomendação, ainda segundo Dr. Gustavo é para que a pessoa se dirija até o cartório eleitoral com documentos pessoais e um comprovante de residência. Para aqueles que tem idade acima de 19 anos, e vai tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário estar com a carteira reservista (serviço militar).

Doutor Fábio esclarece que, é importante que o cidadão não deixe pra realizar esse processo na última hora. As informações estão contidas no site do Tribunal Superior Eleitoral ( https://www.tse.jus.br/ ), mas é importante que de fato, o eleitor se faça presente no fórum eleitoral acompanhada de seus documentos para transferência, regularização ou inscrição.

BIOMETRIA

Doutor Gustavo destaca ao J. Silva que, o Paraná foi um dos primeiros estados brasileiros a iniciar o registro de biometria dos eleitores, mas já se extendeu em todo o país, abrangendo toda a população.

Foi desenvolvida por uma questão de segurança para que uma pessoa não se passe por outra na hora de votar. 

OUTROS ASSUNTOS

Em um bate-papo entre o radialista J. Silva e os doutores Fabio e Gustavo, outros assuntos como segurança das urnas, transmissões de informações, e totalização de votos também foram discutidos durante a entrevista.

A partir do dia 03 de Agosto, os juízes eleitorais nomearão eleitores quem irão trabalhar nas eleições como mesários, dentre outros procedimentos.

A entrevista na íntegra, você pode acompanhar clicando aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo