DestaqueNotícias

DINHEIRO ESQUECIDO? BANCO CENTRAL LIBERA CONSULTAS

A partir desta segunda-feira, você pode consultar se tem direiro a dinheiro a parte dos R$ 8 Bi.

VOCÊ TEM DIREITO AO DINHEIRO?

A consulta por recursos “esquecidos” pelos brasileiros nos bancos foi retomada nesta segunda-feira 14, conforme prometido peo Banco Central. O serviço foi interrompido em Janeiro, após volume de acessos derrubou o site do Banco Central. 

O serviço está funcionando em uma página específica, mas neste primeiro acesso, o cliente pode consultar apenas se há ou não recursos disponíveis, não sendo divulgado valores à receber por aqueles que tem direito.

COMO CONSULTAR

Para saber se você tem ou não algum direito de receber ao menos uma partícula dos R$ 8 Bi, deve-se acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br ou se caso preferir, clique aqui. Segundo o Banco Central, os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque.

A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data Na data informada, retorne à página valoresareceber.bcb.gov.br .

Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário disponível no site.

Segundo o Banco Central, os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março, A devolução será preferencialmente por PIX

CALENDÁRIO

As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

O BANCO CENTRAL FAZ UM ALERTA EM RELAÇÃO A TENTATIVAS DE GOLPE, E DÁ AS SEGUINTES INSTRUÇÕES:

O único site para consulta ao SVR (sistema de valores a receber) e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br.

O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

Portanto, o cidadão NUNCA deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

O cidadão NÃO deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo