Desenvolvimento Humano

O QUE É SER COACH – RECOMENDAÇÃO COACH CARTER

O nosso maior medo não é sermos inadequados.  nosso maior medo é sermos infinitamente poderosos...

Hoje quero falar com você sobre o que é ser Coach.

Convido você a refletir sobre esse artigo, enquanto compartilho a minha percepção sobre o filme Coach Carter.

Resultado de imagem para kenny ray carterO filme Coach Carter conta a história real de Kenny Ray Carter, empresário americano, ativista educacional e ex-treinador de basquete do ensino médio. 

Na trama Carter substitui um antigo treinador (coach) e assume então uma equipe indisciplinada de uma escola de uma comunidade carente, mesma equipe que perdeu muitos jogos na temporada que antecede a cronologia da obra.

Essa equipe é constituída por jogadores que moram em uma área muito pobre da cidade; para eles o basquete é o patrimônio cultural mais valioso e disponível em seu dia a dia, é o que os faz serem vistos fora de uma comunidade que sem o esporte, é socialmente imperceptível.


A resistência, a autoridade, a congruência e o comprometimento de um coach


A princípio Carter enfrenta muitos problemas com a resistência do time, o desrespeito e o enfrentamento da equipe desunida. 

O treinador precisa impor sua autoridade para conseguir o acatamento dos jovens jogadores; e assim como no Processo de Coaching que é a arte de fazer acordos, o Coach Carter define suas condições, inclusive demonstra muita congruência penalizando seu próprio filho por um atraso (cena que confirma sua propriedade, autoridade e comprometimento com o time). 

Em sua trajetória de vida, Carter se demonstrou um exímio Coach; provocava seus desportistas através de perguntas poderosas e através delas, ele os fez ter uma visão de futuro que iria além de jogos de basquete, visão de futuro relacionada com a missão de vida de cada jogador, com sua felicidade e por fim a autorrealização.

Todo o filme gira em torno de uma pergunta poderosa:


Qual é o teu maior medo?


Essa pergunta poderosa, é feita pelo Coach Carter muitas vezes durante o processo de desenvolvimento de seus atletas.

Além do mais, Carter se demonstra um verdadeiro Coach além das perguntas poderosas, promove o feedback positivo, ouve na essência, gera oportunidades de mudança e se compromete 100% com o processo de seus Coachees. 

A obra cinematográfica que rendeu US$ 24,1 milhões entre 14 e 16 de janeiro de 2005, acontece em torno da vida pessoal dos jogadores que vivem em um local onde a esperança se extingue em meio ao crime.

Nem mesmo os professores e diretores, acreditam que aqueles alunos (principalmente os negros) possam fazer algo, que não esteja limitado a quicar uma bola nas quadras da América.

Carter toma ações extremas para mostrar que o sistema está errado, o Coach acredita na capacidade de seus Coachees e mostra claramente no filme a sua missão de vida, missão essa, que envolve dar esperança, desenvolver as potencialidades de seus jogadores e suas habilidades, não somente as habilidades técnicas, mas habilidades em todas as áreas da Roda da Vida.

Talvez de alguma forma isso faça ou não sentido para você; para mim, Coach Carter é a metáfora da imagem do que é ser um bom Coach. Um bom coach, igualmente o Sr. Carter, se preocupa com seus treinados na essência de suas vidas, tem empatia com seus coachees e um grande respeito por suas histórias. 

Fazer com que respondessem a pergunta poderosa (qual é o teu maior medo?), que fez tantas vezes durante o filme; foi a evidência de trabalho cumprido, de sucesso no processo e resultado esperado.


Pergunta poderosa – Qual é o teu maior medo?


O nosso maior medo não é sermos inadequados.

 nosso maior medo é sermos infinitamente poderosos.

É a nossa própria luz, não a nossa escuridão, que nos amedronta.

Sermos pequenos não engrandece o mundo.

Não há nada de transcendente em sermos pequenos, pois assim os outros não se sentirão inseguros ao nosso lado. Todos estamos destinados a brilhar, como as crianças.

Não apenas alguns de nós, mas todos. E enquanto irradiamos a nossa admirável luz interior, inconscientemente estamos a permitir aos outros fazer o mesmo.

E quando nos libertarmos dos nossos próprios medos, a nossa presença automaticamente libertará os medos dos outros.


Para completar meus estimados leitores, “na minha concepção”, o filme Coach Carter é uma obra brilhante e assistindo-a, compreendi que ser Coach é fazer a diferença na vida das pessoas, é reconhecer o olhar de gratidão no final de cada sessão ou processo.

Ser Coach é respeitar a história de nossos Coachees; é restaurar a esperança que um dia foi sufocada, pelas ilusórias limitações que impediam, a realização dos seus objetivos.

Enfim ser coach, é amar o próximo como a nós mesmos e trabalhar pelos nossos semelhantes com o mesmo afinco que trabalharíamos em prol aos nossos maiores sonhos.


Sabendo agora o que é ser coach, talvez te desperte o interesse em conhecer o mundo do Coaching ao Vivásso, entra em contato comigo, será um enorme prazer te ajudar a alcançar resultados inimagináveis. 

Atendimento presencial ou online através do Skype. Tá esperando o que? Manda um Whats aí.


WhatsApp (44) 99900-4140 / 99940-3663 

Se você quer ter resultados extraordinários na sua vida, faça coaching, solicite nosso contato.

Quer ampliar seus conhecimentos e alçar vôos mais altos? Estamos aqui para te ajudar.


Espero que esse artigo tenha sido útil para você. 

Compartilhe, deixe o seu comentário sobre o assunto e um Feedback falando sobre a forma com que estou conduzindo os artigos do blog.

Isso é muito importante para mim pois pretendo melhorar cada dia mais a qualidade dos materiais publicados. 😉😉😉 

Forte abraço e até mais!

New Coach – Valorizando o que há de melhor em você!

Mostrar mais

jcsguitar10

Minha Visão de Futuro: Formar e ajudar pessoas, a fim de que se tornem melhores que eu e repitam isso de forma a tornar o mundo um lugar melhor para nossas gerações vindouras. Minha Missão: Iluminar o conhecimento oculto contido nos corações dos meus semelhantes. Meus Valores Pessoais: Família - Otimismo - Sabedoria - Honestidade - Determinação - Lealdade - Felicidade - Competência - Significância - Prudência
Botão Voltar ao topo
Fechar