BrasilDestaqueNótícias

MAIS AUMENTO NAS CONTAS DE LUZ; BANDEIRA AMARELA ENTRA EM VIGOR NESTE MÊS DE JULHO

O patamar de acréscimo à cada 100 Khw chega no valor de R$ 1,50.

A bandeira tarifária utilizada como referência nas contas de luz do mês de julho será a amarela, com a medida, as cobranças terão um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kw quilowatts-hora consumidos. Em junho, a autoridade reguladora havia definido bandeira verde, situação em que não é cobrado acréscimo nas contas. A Aneel justificou a bandeira amarela pelo fato de julho ser um mês “típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país”.

A Aneel explica que, neste período, a tendência é de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia e dos custos relacionados ao risco hidrológico em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias tem três cores, a verde, a amarela e a vermelha em dois patamares, que indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

 

O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

 

NO PARANÁ

Em reportagem veiculada em nosso programa de rádio e no site em 24 de junho passado, a COPEL teve um reajuste de 2,92%, e em um ano, a sequencia de aumentos na conta de luz dos paranaenses chegou a 15% como você pode conferir em  http://programajsilva.com.br/preparem-os-bols…ta-segunda-feira/ ‎

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar