Colorado e RegiãoDestaqueNótícias

DEPUTADA DESCONHECIDA NA REGIÃO LIBERA RECURSO MILIONÁRIO PARA RECONSTRUÇÃO DE PONTE EM JARDIM OLINDA

A prefeita Lucimar sempre esteve à frente desta luta pela reconstrução da ponte que dá acesso ao município de Itaguajé.

Em janeiro de 2.016, as fortes chuvas que caíram pelo estado causaram enormes transtornos para a população em todo norte e noroeste paranaense. Alagamentos, rompimento de pistas, e até mesmo quedas de pontes foram registrados, um prejuízo que parecia incalculável e um transtorno que à época, pareciam estar longe de acabar.

Dentre trechos e cidades que foram afetados, até os dias atuais, Jardim Olinda ainda colhe as consequências das chuvas torrenciais de 2016. Com uma população estimada em torno de 1.424 habitantes, o menor município do Paraná ficou praticamente isolado com a queda de seu principal acesso, a ponte que passava por cima do rio Pirapó, e que dava acesso ao município de Itaguajé, ou seja, uma viagem de 12 quilometros passou a ser maior, hoje 20 Km são percorridos por aqueles que precisam sair da cidade até o município vizinho.

De lá pra cá, uma luta incessante por parte da administradora municipal, prefeita Lucimar, teve início. Atrás de recursos e com projetos em mãos para recuperação da ponte, a prefeita ouviu muitas promessas na instância estadual e federal, três anos de insistência e luta, com idas à Brasília e Curitiba, e quando se pensava em perder as esperanças.

“A oferta de combustível e outros serviços simples como a entrega de produtos de panificadoras estão afetados. “Em outros locais, a queda de uma ponte pode significar apenas interromper uma passagem, mas para Jardim Olinda representa tudo. O nosso município está quase ilhado. Neste momento, a empresa de ônibus parou de operar e o setor de turismo está praticamente parado”. Desabafou na época a prefeita Lucimar. 

Empresários prejudicados em suas atividades no escoamento de produção, se manifestaram pela insatisfação de recolherem tantos impostos, gerar empregos e nenhuma intercessão do Poder Público estadual ou federal para solucionar o problema. As atividades econômicas caíram por conta da queda da ponte, informou à época, o setor jurídico da prefeitura de Jardim Olinda que recebeu vários ofícios da iniciativa privada que confirmam a perspectiva negativa na economia local.

Foi quando apareceu uma deputada federal eleita pela primeira vez ao congresso, vinda da região de Castro, região dos Campos Gerais. Seu nome, Aline Sleutjes, que ao saber sobre a situação do pequeno município, sem sequer titubear, liberou de cara o valor de R$ 2 Milhões de reais para que a ponte pudesse ser reconstruída. Uma atitude nobre de uma parlamentar que pela qual nunca teve seu nome ventilado pela região noroeste paranaense.

Aine Sleutjes foi eleita a deputada federal em 2.018 com cerca de 33.628 votos (0,59% dos válidos), na coligação PSL/PTC/PATRI, sendo a única mulher eleita pelo seu partido no estado e pela coligação.  Mas em Jardim Olinda, a parlamentar não teve nenhum voto sequer, e mesmo assim, alem dos 2 milhões de reais, a deputada encaminhou ainda outros R$ 170.000,00 que já foi empenhado e encaminhado ao município para custeio da saúde. 

Através de suas redes sociais, Aline Sleutjes relata que,  “A situação da Queda da Ponte ainda não ter sido resolvida, até o momento, era pra mim um dos absurdos que temos que corrigir nesse país!”  A deputada ainda afirma que  “não leva em conta tamanho da cidade ou votação! Faz porque é o certo! E a prefeita Lucimar, guerreira, que não desistiu hoje colhe os frutos de sua persistência!” 

As obras segundo a deputada Aline, estão previstas para início provavelmente em janeiro ou fevereiro do próximo ano, devido a burocracia necessária, mas estará acompanhando de perto junto com a prefeita, todos os processos e fases da reconstrução do novo acesso a Jardim Olinda, que trará alívio e conforto à todos da região.

Abaixo vídeo feito pela assessoria da deputada Aline Sleutjes com o diretor de saúde do município de Jardim Olinda Thomaz Dutra Alves.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar