DestaqueNotíciasSaúde

DEFESA CIVIL E SAMU DE COLORADO RECEBEM DOAÇÃO DE ÁLCOOL 70

A empresa Nova Produtiva direcionou o produto para os trabalhos das equipes.

Gestos de solidariedade e de ajuda ao próximo passariam por despercebido se nós profissionais de imprensa não tivéssemos atentos ao que acontece em Colorado e região. Quem vê o bom funcionamento de órgãos de resgate em Colorado, não faz ideia do que estes profissionais passam para que a população seja bem atendida.

Mais cedo noticiamos a doação de implementos ao hospital Santa Clara de Colorado. Desta vez, a ajuda chegou para outros dois órgãos de suma e imprescindível importância para Colorado e região: são eles, a Defesa Civil e o SAMU.

No final da manhã deste sábado representantes da empresa Nova Produtiva – cooperativa agroindustrial – esteve no prédio que abriga os órgãos para a doação de 50 litros de álcool 70, produto este de suma necessidade para higienização de equipamentos, ambulância, espaço de trabalho e higienização das mãos.

Segundo o correspondente Diego Lacerda quem acompanhou a doação do produto, seu irmão Tiago Lacerda que trabalha na Defesa Civil agradeceu o apoio Alexandro Monsó Clemente,  gerente dos postos pela doação, e explicou que o material será muito útil para a limpeza das ambulâncias,  ambientes de trabalho, móveis e utensílios usados por todos os profissionais da Defesa Civil e SAMU Colorado.

“Nós da Nova Produtiva estamos felizes em sempre tenta ajudar de alguma forma. Ficamos muito orgulhosos de, num momento desse, termos a condição e a velocidade necessárias para auxiliar. Se todo mundo fizer um pouquinho, as coisas ficam mais fáceis. Acreditamos que assim todo mundo sai ganhando” – Disse Alexandro Monsó Clemente.

Para a técnica de enfermagem Patrícia Pirani que atua no SAMU, “a doação é muito gratificante, primeiramente por que a população está vendo e reconhecendo o nosso trabalho, por eles terem na consciência de que realmente o risco existe e que necessitamos do apoio e colaboração de todos. Sem contar que é um material de extrema importância para limpeza  terminal da nossa VTR e materiais”.

Cíntia Alves que também atua no Samu de Colorado, disse à nossa reportagem que “com o avanço de casos de contaminação pelo novo coronavírus no Brasil a demanda pelo álcool 70% segue aumentando nos últimos dias e já falta o produto no mercado, hospitais farmácias, isso atinge  principalmente nós que estamos na luta e na linha de frente contra esse  vírus. Nossa maior preocupações: é a falta de álcool, EPIs de leitos e de respiradores, fundamentais para enfrentar a pandemia. Essas doações nos mostra que todos estão unidos com o objetivo de Proteger e ajudar! Precisamos nos proteger para conseguir proteger vocês! O álcool 70% é um grande aliado para essa luta diarias, usamos para nossa segurança e a sua, para desinfeção de matérias e medidas sanitárias nas viaturas, ex; fazemos a higienização do volante e do câmbio de marcha após cada operação, do salão (chão ao teto) e com isso são litros e litros de álcool usados diariamente para esses procedimentos”.

A socorrista agradecemos a cada doação recebida, segundo ela, no SAMU não existem super heróis, existem sim seres humanos com a missão de ajudar. E solicita a comunidade para que todos que puderem ajudar com doações de EPIs, álcool 70% entre outros matérias, cada ajuda é de suma importância.

Márcia Celeste é enfermeira coordenadora do SAMU de Colorado. A mesma relatou que no SAMU são onze profissionais, sendo ela como enfermeira, cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas que também são capacitados tecnicamente para prestar socorro.

A base do SAMU de Colorado atende 7 municípios; Itaguajé, Santa Inês, Santo Inácio, Nossa Senhora das Graças, Lobato Paranacity e logicamente, Colorado. Ainda segundo Márcia, o BPA – boletim de produção ambulatorial –  entregue uma vez por mês para a prefeitura, as equipes atendem entre 100 e 120 ocorrências por mês.

“Esse material veio em uma boa hora, pois a demanda para o SAMU é muito grande. Faço aqui uma ressalva, agradeço ao cabo Tiago do Corpo de Bombeiros, ele é comandante Da Defesa Civil de Colorado, e foi por intermédio dele que correu atrás deste material que veio para a Defesa Civil e eles dividiram com a gente. (…) É gratificante fazer parte de tudo isso… Poder ajudar o próximo, não tem sensação melhor” – relata a enfermeira Márcia.

SACRIFÍCIOS PARA SALVAR O PRÓXIMO

Com tanta correria por parte de profissionais de saúde para cima e para baixo, tanto na conscientização da população quanto aos cuidados e enfrentamento ao coronavírus, quanto atendimento geral à aqueles que necessitam socorro, o que passa despercebido pelos olhos da população é o sacrifício de alguns destes que se qualificaram em cuidar da saúde da população. 

Márcia Celeste nos relatou que justamente por conta dos cuidados quanto ao Covid-19, duas técnicas de enfermagem estão há dias sem ir para suas casas rever suas famílias, e entre plantões e folgas estão ficando nas instalações da Defesa Civil. Moradoras em Nossa Senhora das Graças e Lobato, as profissionais de saúde mantém contato com suas famílias apenas por telefone. 

As ajudas com comida também tem chegado até a unidade de urgência e emergência, eles necessitam. Desde lanche, café da manhã, marmitas para almoço, vindas de pessoas comuns que só querem contribuir para o bem estar daqueles que salvam vidas, e todo tipo de ajuda é sempre bem vinda.

Márcia disse que as técnicas de enfermagem até se adaptaram a situação, porém sabemos que lá no fundo, a saudade nunca chega quando estamos perto da família, e a verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias puras da família.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar