DestaqueNótíciasPrograma

BOM DIA DOUTOR: UROLOGISTA FÁBIO FERNANDES PARTICIPA AO VIVO DO PROGRAMA J. SILVA

Em razão a campanha "Novembro Azul" que se refere a conscientização do câncer de próstata, o médico faz esclarecimentos e conscientiza a população quanto aos cuidados com a saúde do homem.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

E para falar sobre o assunto, bem como a prevenção, o Programa J Silva convidou através da ICD Imagem Centro de Diagnósticos o médico urologista Dr. Fábio Peneti Fernandes, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, e acompanhado do administrador Fernando Henrique da ICD, numa entrevista de 40 minutos na manhã desta quinta-feira (07), o médico explicou detalhadamente sobre os exames de próstata, as complicações da doença e como prevenir o mal que, só no ano passado, estima-se o registro de 68.220 mil novos casos da doença no país.  O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Abaixo você ouve a entrevista completa e sem cortes do médico Fábio Peneti Fernandes e o administrador da ICD Imagem Centro de Diagnósticos, Fernando Henrique junto ao apresentador J. Silva.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar